23/03/2010

Vereador Julião protocola projeto para Torcida Única.

Os episódios de violência nos estádios da cidade de Curitiba exigem medidas urgentes. A cada final de semana, a imprensa noticia danos ao patrimônio público, à propriedade privada e casos de confronto entre torcedores por motivos banais, por uma simples derrota no campo esportivo. Assim, em busca de paz e respeito no futebol, o vereador Julião Sobota (PSC), protocolou na manhã desta segunda-feira (22), projeto de lei que dispõe sobre a implantação da torcida única nos estádios de futebol, ficando, assim, proibida a presença da torcida visitante, bem como a comercialização de ingressos para esta, em jogos de futebol.
De acordo com Julião, maus torcedores de hoje transformaram o cenário futebolístico, “onde antes a família frequentava os estádios, sendo um motivo de festa e alegria, agora transformou-se em tristeza, pela ação de vândalos que fazem depredações e uso de drogas, afastando os torcedores de bem dos estádios curitibanos”, justifica o parlamentar, ressaltando que “quem deve ser punido é a pessoa que comete as infrações e não a camisa que veste do clube ou da torcida”.
Outro ponto abordado pelo autor do projeto é de incentivar o bom torcedor e fortalecer o espetáculo da torcida mandante nos estádios, de tal forma que possa minimizar os casos frequentes de violência em eventos esportivos, especialmente nas partidas de futebol, como também nas imediações dos estádios, na cidade e região metropolitana, em dias de jogos.
Julião justifica ainda que “nada justifica a situação vigente, pois até o suposto ganho a mais com a venda de 10% ou 20% de ingressos para os torcedores da equipe visitante se os custos com a depredação dos estádios, dos veículos, terminais e outros bens públicos e particulares, são superiores a este percentual arrecadado”, pontua o vereador que, além disso, essa cota de ingressos pode ser vendida para os torcedores da equipe mandante. “Por fim, e o mais importante: com o dispositivo é possível coibir agressões físicas, preservar vidas e evitar a morte de muitos jovens torcedores e trazer de volta a família aos estádios”, argumenta Sobota.
Projeto
Determina a proibição da venda de ingressos para a torcida visitante em dias de jogos na cidade de Curitiba. O clube que desobedecer a esta determinação, será punido com a proibição de usar seu estádio por seis meses, sendo suspensa a autorização de seu uso pelo município. Em dias de jogos de futebol, deverá haver somente a identificação do torcedor mandante, ficando assim proibida a presença de qualquer aglomeração de pessoas que identifica ser a torcida visitante. O torcedor que for flagrado praticando ou incitando a violência, dentro e fora dos estádios, sofrerá as punições já previstas no Estatuto do Torcedor Lei nº 10.671, de 15 maio de 2003, bem como as demais previstas na legislação atual, “É O QUE SE ESPERA!”, finaliza Julião.