23/03/2010

Para evitar extinção de TOs, Julião aceita torcida única.

O vereador Julião Sobota (PSC) protocolou na última segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba, um projeto de lei que dispõe sobre a implantação da torcida única nos estádios de futebol. Pelo projeto, apenas torcedores do time mandante terão direito a assistir ao clássico no local. A presença da torcida visitante seria proibida, bem como a comercialização de ingressos para ela.
O projeto de Julião diz que quem desobedecer a esta determinação será punido com a proibição de usar seu estádio por seis meses. Em dias de jogos de futebol, deverá haver somente a identificação do torcedor mandante, ficando assim proibida a presença de qualquer aglomeração de pessoas que identifica ser a torcida visitante. O torcedor que for flagrado praticando ou incitando a violência, dentro e fora dos estádios, sofrerá as punições já previstas no Estatuto do Torcedor Lei nº 10.671, de 15 maio de 2003, bem como as demais previstas na legislação atual.
De acordo com Julião, maus torcedores de hoje transformaram o cenário futebolístico. “Antes, a família frequentava os estádios, sendo um motivo de festa e alegria, agora transformou-se em tristeza, pela ação de vândalos que fazem depredações e uso de drogas, afastando os torcedores de bem dos estádios curitibanos”, afirmou o parlamentar. “Quem deve ser punido é a pessoa que comete as infrações e não a camisa que veste do clube ou da torcida”.
Outro ponto abordado pelo autor do projeto é de incentivar o bom torcedor e fortalecer o espetáculo da torcida mandante nos estádios, de tal forma que possa minimizar os casos frequentes de violência em eventos esportivos e também nas imediações dos estádios, na cidade e região metropolitana, em dias de jogos.