17/03/2010

Niehues encara o ‘verdadeiro’ primeiro teste no Atlético.

Após ter a sua estreia comprometida com a derrota para o Iraty, no fim de semana, o técnico Leandro Niehues recomeça pelo Atlético nesta quarta-feira (17). O jogo das 21 h contra o Sampaio Correa-MA, pela segunda fase da Copa do Brasil, servirá para o comandante testar o quanto do seu breve trabalho foi assimilado.
Uma filosofia repassada mais na teoria do que na prática para este confronto. Na segunda-feira, apesar da longa viagem para São Luiz, os jogadores fizeram apenas um treino leve. Ontem, com os trabalhos marcados para o palco do jogo e casa do adversário, o Estádio Nhozinho Santos, não foi possível exigir muito dos atletas. “Não dá para fazer muita coisa na parte tática e de posicionamento. Não podemos dar munição ao inimigo”, ressaltou o treinador.
Os acertos serão cobrados na conversa e com um pedido para outra atitude dos jogadores. “O principal é fazer com que o Atlético seja o mesmo da Arena quando joga fora de casa. Estou tentando colocar isso na cabeça deles”, explicou Niehues. Em sete jogos neste ano longe do Joaquim Américo (seis pelo Paranaense e um pela Copa do Brasil), o Atlético venceu dois, empatou quatro e perdeu um. Aproveitamento de 47,6%.
A única derrota aconteceu na última rodada, primeiro compromisso do substituto do técnico Antônio Lopes. Toda a estratégia do treinador para encarar o Iraty foi arrasada pela expulsão do argentino Javier Toledo, a 12 minutos de partida. “Esse próximo jogo dará uma ideia do que o grupo assimilou. Em Irati, não deu”, disse o técnico.
O próprio atacante procurou o treinador para se desculpar. “Ele perdeu a cabeça. Foi um lance que lá no país dele poderia seria normal. Expliquei que aqui os árbitros permitem um pouco mais de intensidade nas jogadas, mas são rigorosos no comportamento sem bola”, comentou Niehues. Javier sofreu falta e revidou com uma cabeçada no peito do adversário, punida com o cartão vermelho direto. O Atlético pode ter mudanças na lateral direta hoje. Após a improvisação de Deivid no sábado, Raul tem a chance de ganhar a posição. A escalação, porém, não foi adiantada.
O Sampaio Correa, “espionado” durante a semana por Ocyr Neto, responsável pelo escalte técnico do Furacão, também também fará o segundo duelo sob nova direção. Walter Ferreira substituiu Edson Porto e estreou com um empate por 2 a 2 com o Maranhão, no domingo.
* * * * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Sampaio Corra X Atlético:
Em São Luiz
Sampaio Correa
Rodrigo Ramos; Fernandinho; Mímica, Johildo e Rigo; André Ramos, Edinho, Kléo e Castor; Gabriel e Selmir.
Técnico: Valter Ferreira.
Atlético
Neto; Manoel, Rhodolfo e Chico; Raul, Valencia, Paulo Baier, Netinho (ou Tartá) e Márcio Azevedo; Bruno Mineiro e Javier Toledo.
Técnico: Leandro Niehues.
Estádio: Nhozinho Santos. Horário: 21 horas. Árbitro: Cleston Santino Pereira (CE). Auxs.: Francisco Carlos Feitosa da Silva (CE) e Francisco Rudson Rocha Aquino (CE).