17/12/2009

MP reúne torcidas organizadas.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) reuniu-se na manhã de ontem com integrantes da diretoria das torcidas organizadas dos times de Curitibaq. O objetivo era discutir meios de combater a violência nos dias de jogos de futebol.
Na reunião, o MP-PR deixou claro a necessidade da colaboração das organizadas no desenvolvimento de relações pacíficas no âmbito das práticas esportivas e na identificação de torcedores que praticam atos criminosos por ocasião dos jogos. Também ressaltou a necessidade de um maior controle dessas associações em relação aos chamados “comandos”, células que se organizam nos bairros e que, algumas vezes, envolvem-se em brigas, atitudes antiesportivas e até crimes.
As torcidas concordaram em colaborar com o Poder Público no trabalho de identificação de torcedores que cometem delitos e também no cadastramento dos torcedores. Também fizeram sugestões ao MP-PR, ressaltando a necessidade do funcionamento de um plantão do Juizado Especial Criminal nos dias de jogos.
Apesar de fechar o cerco a integrantes de torcidas organizadas, o MP é contra a extinção das agremiações. “O Ministério Público entende que é necessário discussão mais ampla em relação à proposta de extinção das torcidas organizadas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.
Quem participou da reuinião:
- Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador-geral de Justiça;
- Ernani de Souza Cubas Júnior, procurador de Justiça e coordenador dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias Criminais;
- Ciro Expedito Scheraiber, procurador de defesa do Consumidor e coordenador dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias Criminais;
- Rosângela Gaspari, promotora da área criminal;
- Rodrigo Chemim Guimarães, procurador da área do consumidor;
- Maximiliano Ribeiro Deliberador, promotor de Defesa do Consumidor;
- Cristina Corso Ruaro, promotor de Defesa do Consumidor;
- Darcy Furquim Neto, promotor;
- Dagmar Nunes Gaio, promotora;
- Marione Souza Bandeira, promotora;
- Carlos Alberto de Araújo Costa, promotor;
- Márcio Silvestre, presidente da Fúria Independente (Paraná Clube);
- João Luiz Carvalho, vice-presidente da Fúria Independente (Paraná Clube);
- Marcelo Lopes, fundador da Ultras (Atlético);
- Fabiano Soares Fernandes, atual presidente da Ultras (Atlético);
- Júlio César Sobota, presidente da Os Fanáticos (Atlético);
- Juliano Rodrigues, vice-presidente da Os Fanáticos (Atlético);
- Luiz Fernando Corrêa, presidente da Império Alviverde (Coritiba).