24/11/2009

Malu e sua Agenda Positiva.

Por e-mail, recebi esta notícia que me foi encaminhada pelo bom amigo – embora bastante debochado - Gibran Mendes, coxa-branca roxo (azar o dele):
“Para ajudar o Atlético durante esta decisiva semana de treinamentos, que pode garantir a permanência na Série A, o Departamento de Futebol do clube lançou hoje a “Agenda Positiva”. O objetivo é garantir o pensamento positivo entre jogadores, comissão técnica e funcionários, sem deixar brecha para atitudes negativas.
“Não se fala em rebaixamento durante essa semana. Precisamos de uma vitória e vamos conquistá-la diante do Botafogo, na Arena. Com o apoio da torcida, com o time e todo o clube totalmente focado, tenho certeza que garantiremos nosso lugar, que é na Séria A”, disse o diretor de futebol atleticano, Ocimar Bolicenho.
O Departamento de Futebol passou para os funcionários a seguinte cartilha:
1º– Durante a semana traga apenas pensamentos positivos para enriquecer o astral dos atletas.
2º– Deixe de lado qualquer notícia que possa não ser auspiciosa aos nossos propósitos.
3º– Adie todo e qualquer assunto que possa influenciar negativamente os nossos objetivos.
4º– Contagie a todos com a certeza de que nós chegaremos ao nosso objetivo e que para isso dependemos apenas de nós mesmos.
5º– Dê ideias que possam contribuir para essa agenda positiva.
6º– Não permita que forças externas atrapalhem essa nossa corrente”.
Amigos, vou direto ao ponto. Acompanho o Atlético Paranaense, diariamente, há 28 anos. Em todo esse tempo, é a primeira vez que sinto vergonha de ser Atleticano.
Em 28 anos, nunca tinha lido algo que me soasse tão ridículo e tão vergonhoso como essa denominada “Agenda Positiva”, digna de justa chacota pelo simples fato de ser uma imbecilidade que tem, inclusive, ares homossexuais e de autoajuda.
Ainda não sei quem redigiu o documento, provavelmente foi feito a muitas mãos, mas ao autor, ou autores, deixo publicamente o meu repúdio a cada linha, cada vírgula e a cada uma das seis mensagenzinhas dignas da Agenda da Hello Kitty, coisa de menina.
Pensamento nº 1: “Durante a semana traga apenas pensamentos positivos para enriquecer o astral dos atletas”.
Enriquecer o astral dos atletas? Como é que é? O Atlético Paranaense com a corda no pescoço por conta da incompetência do Presidente Marcos Malucelli, do Ocimar Bolicenho, de significativa parcela dos jogadores e a Agenda do Snoopy prega o quê? “Vamos enriquecer o astral dos atletas!”.
Ora, senhores, só pode ser piada com a cara do torcedor! Quem precisa de astral é o Leão Lobo, uma bicha que ganha a vida na tevê falando de artistas, de horóscopo, de novelas, etc. Vocês que botaram o Atlético nesse buraco precisam de vergonha na cara e raça! Quem precisa de alto astral é modelo na hora de desfilar biquínis. Vocês precisam é jogar bola e cumprir com a obrigação que é tirar o Atlético da lama!
Pensamento nº 2: “Deixe de lado qualquer notícia que possa não ser auspiciosa aos nossos propósitos”.
Auspiciosa? Vocês andam vendo muita novela em detrimento da bola! Auspicioso é termozinho da moda, que tomou de assalto o País por conta da última novela das 8 da Globo! Auspicioso - palavra que a maioria de vocês atuais ocupantes do Atlético desconhecem por absoluta ignorância – é firula demais na Gramática para quem na Grama não tem feito porra nenhuma. Parem de frescuras e vão trabalhar, pois a torcida já está de saco cheio e convém não brincar com o povo – é auspicioso e preserva os dentes.
Pensamento nº 3: “Adie todo e qualquer assunto que possa influenciar negativamente os nossos objetivos”.
Este aqui dá para resumir bem: cachaça, noitada, pagode e putaria só depois de manter o Atlético Paranaense na Série A de 2010, do contrário vai ficar difícil para vocês andar na XV, no Shopping Curitiba, no Bar da Brahma, dentre outros logradouros da Capital.
Pensamento nº4: “Contagie a todos com a certeza de que nós chegaremos ao nosso objetivo e que para isso dependemos apenas de nós mesmos”.
Trocando em miúdos: liguem para os amigos, amigas, familiares, amantes, empresários, jornalistas e etc. e digam a cada um deles o quanto vocês estão focados / concentrados / entusiasmados / motivados para fazer aquilo que nada mais é do que a obrigação de vocês, posto que são muito bem pagos para jogarem bola num dos maiores Clubes do Brasil!
Pensamento nº5: “Dê ideias que possam contribuir para essa agenda positiva”.
Para não dizerem que não falei das flores, vão aqui minhas ideias para a Agenda Positiva da Barbie (“barbieridade”, tchê, essa Agenda Positiva! A que ponto chegamos!). Mas vão aqui as ideias:
a) Galatto, grite com a defesa, faça cara de bandido, saia do gol esmurrando – inclusive – a bola, estufe o peito e aja como goleiro, piá! Suas atuações estão sofríveis!;
b) Ocimar Bolicenho, volte para o Paraná Clube! Você não é do ramo e no Paraná Clube até anão pode ser homem forte do futebol! Aqui, não, Ocimar!;
c) Malucelli, vá junto com o Ocimar para o Paraná Clube. Faz de conta que é uma forma de retribuição Rubro-Negra à vinda do Ocimar para o Atlético Paranaense.
Pensamento nº6: “Não permita que forças externas atrapalhem essa nossa corrente!”.
As forças externas não farão mal nenhum a vocês, tampouco às suas correntes (muitas delas de ouro e outras de prata). Mas convém não perder para o Botafogo e convém manter o Atlético Paranaense na Elite do Nacional, pois se isso não acontecer vocês podem escrever em vossas Agendas Positivas dignas das Garotas Superpoderosas : o Bicho vai pegar! Ah vai…
.
P.S.: ¹Olha, essa eu tirei da Agenda da Felicidade “Grandes esperanças são a chave para tudo” (Sam Walton). Espero, sinceramente, que este pensamento de Sam Walton - que honestamente nem sei quem é - seja bastante auspicioso para levantar o astral do grupo!
² Vão jogar bola e honrar o Sagrado Manto Atleticano! Quem precisa de Agenda Positiva são as Secretárias da UNIMED! Do jeito que a coisa anda, daqui a pouco, além da Agenda Positiva, vocês vão querer Caderno de Confidências, com direito a cadeadinho e chavezinha!