17/11/2009

Lapidando Talentos inicia aulas do curso gratuito de inglês.

O primeiro grupo de 304 inscritos para fazer o curso gratuito de inglês básico do programa Lapidando Talentos - Copa 2014, da Prefeitura de Curitiba, já começou a estudar. A aula inaugural foi no sábado (14), no Sesc da Esquina, com três turmas. Outras 12 turmas iniciarão o curso em unidades de ensino do programa Comunidade Escola, no próximo sábado (21).
O objetivo da Prefeitura é capacitar 40 mil jovens para atender a turistas e delegações estrangeiras que vierem a Curitiba, por ocasião dos jogos da Copa do Mundo e outros eventos internacionais, e elevar o nível de empregabilidade desses jovens. Até o momento 3.992 pessoas estão inscritas.
Os estudantes Victor Gilio Ribeiro, de 15 anos, e Talita Cubis e Franciele Werner, de 17, demonstraram muito entusiasmo com a oportunidade oferecida pela Prefeitura é já pensam no futuro. “Vai melhorar o meu currículo e sei que vai contribuir na minha formação acadêmica e na conquista de um bom emprego”, disse Talita, que pretende cursar Letras.
O Lapidando Talentos é uma estratégia do Programa Curitiba Tecnoparque, coordenado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, da Prefeitura de Curitiba. É destinado a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino e empreendedores certificados pelo programa Bom Negócio.
O curso é feito na modalidade de ensino a distância, em 20 semanas, e é inteiramente gratuito, inclusive com fornecimento de material didático individual, apoio tecnológico e operacional logístico. O grupo que iniciou as aulas agora terá uma aula de revisão presencial em 6 de fevereiro de 2010 e fará a primeira avaliação em 20 de fevereiro. A segunda avaliação será em abril.
“Esta é mais uma ação da administração do prefeito Beto Richa para qualificação de mão de obra e para aumentar a geração de emprego e renda no município”, afirma o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Juraci Barbosa Sobrinho. “A cidade necessitará de muitas pessoas qualificadas e aptas a atender as demandas criadas com a Copa de 2014 em Curitiba e esse curso de inglês é uma parte importante para o sucesso desse projeto.”
Pioneirismo - Para a pedagoga Elaine Silva, autora de vários livros, a iniciativa da Prefeitura em oferecer o curso de inglês básico é inédita e extremamente inclusiva. “Vai possibilitar que pessoas que não podem pagar por um curso de línguas a oportunidade de aprender um idioma fundamental e indispensável como item do currículo profissional”, disse ela.
“Este é um dos melhores empreendimentos de formação de massa que ouvi falar. É uma ideia importante, com visão de futuro, que é preparar e treinar jovens para um evento que acontecerá apenas em 2014″, completou o professor Dilson de Souza.
Os empresários Cécilio Alves Maestriger, 58 anos, e Penélope Guereiro, de 28, que são também empreendedores do Bom Negócio, outro programa de sucesso da Agência Curitiba, gostaram da proposta do curso de inglês. “É mais uma oportunidade de aprendizado oferecida pela Prefeitura de Curitiba e a metodologia do curso também é boa, por causa do tempo, que não é muito longo”, disse Penélope.
“Este projeto é de muito talento, é inovador e foi pensado com muito carinho pela Prefeitura de Curitiba”, disse a coordenadora do curso, Márcia Patela. “A procura também está sendo muito grande e para alguns locais já tem até fila de espera”, disse ela.
Para Ana Gabardo, sócia gerente da Maestra Educacional, parceira da Agência Curitiba na realização do curso, mais uma vez a cidade mostrou ser pioneira em ações a serem copiadas futuramente. “Temos pioneirismo no transporte, no meio ambiente, e agora também na área de educação”, disse ela.
Aos alunos que atingirem média final acima de 75% no curso de inglês, será oferecida a possibilidade de participar do programa Lapidando Talentos - TI, programa de capacitação para trainees programadores em Tecnologia da Informação. O programa também é desenvolvido pela Agência Curitiba e tem por objetivo a inserção no mercado de trabalho.
Serviço:
Inscrições para o curso de inglês gratuito até o dia 24 de novembro.Informações pelo site www.agenciacuritiba.com.br, e-mail atendimento@gseducacional.com.br ou pelo telefone (41) 3327-1700.