05/11/2009

Curso gratuito de inglês vai preparar 40.000 jovens para a Copa 2014.

O prefeito Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (4) a abertura das inscrições para o curso gratuito de inglês que pretende capacitar 40.000 jovens para a Copa do Mundo de 2014, que terá jogos em Curitiba. A proposta é capacitar jovens para atendimento a turistas e a delegações estrangeiras. O curso é uma ação do programa Lapidando Talentos, do Curitiba Tecnoparque, coordenado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, por meio do programa Lapidando Talentos e se destina a estudantes do Ensino Médio, da rede pública de ensino.
“É mais um esforço de Curitiba para confirmar o preparo da cidade para se tornar a melhor subsede da Copa de 2014. Temos o reconhecimento internacional, infraestrutura consolidada e estaremos ainda mais capacitados a receber visitantes, torcedores e clubes internacionais de futebol com a participação desses jovens no nosso trabalho”, diz o prefeito Beto Richa.
As inscrições poderão ser feitas até 24 de novembro, somente pela internet, nos seguintes sites: www.agenciacuritiba.com.br e www.curitiba.pr.gov.br . A Prefeitura oferece acesso gratuito à internet nos Faróis do Saber, nas escolas municipais e nas Ruas da Cidadania. As aulas acontecerão em escolas integradas ao programa Comunidade Escola. O local poderá ser escolhido pelo candidato ao preencher a ficha de inscrição. A data do início das aulas também, de acordo com a programação da primeira etapa da capacitação.
O curso acontecerá na modalidade ensino à distância. Com 20 semanas de duração, terá 3 mil vagas numa primeira etapa, que vai de novembro a dezembro próximo. A primeira turma começará o curso no próximo dia 14. A última turma do ano iniciará as aulas no dia 5 de dezembro. As próximas turmas iniciarão o curso nos dias 21 de novembro, 28 de novembro e 5 de dezembro.
A meta do programa é capacitar 40 mil jovens até 2014. Mesmo com o início das aulas no dia 14, as inscrições poderão ser feitas até 24 de novembro. A Agência Curitiba fornecerá todo o material didático. Os alunos serão capacitados também para outras oportunidades e eventos internacionais em Curitiba, como o WTCC - Campeonato Mundial de Carros de Turismo, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“A Prefeitura estendendo a mão para a primeira caminhada dos jovens no mercado de trabalho. É uma ação inédita e inovadora, que vai abrir uma enorme janela de oportunidade para milhares de jovens, aumentando sua competitividade oferecendo uma ferramenta essencial, que é a língua inglesa”, afirma Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.
Programa promove inclusão social
Aos alunos que atingirem média final acima de 75%, será ofertada a possibilidade de participação no Programa Lapidando Talentos - TI, satisfeitos os requisitos de seleção, para capacitação em Programação Trainee em Tecnologia da Informação (TI), que em outubro formou a primeira turma de programadores, com 23 alunos. Dos formandos, 16 estão empregados.O programa integra as ações a Prefeitura para fomentar o capital intelectual dos jovens curitibanos, permitindo que obtenham o conhecimento para a inclusão social e o sucesso de seus futuros empreendimentos.
Podem participar do Lapidando Talentos jovens que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana, a partir dos 17 anos.