19/11/2009

Copa do Mundo 2010 já tem as 32 equipes definidas.

Mundial africano terá a participação das 7 campeãs do mundo.
Foram 25 meses de disputa nos cinco continentes. Batalhas épicas que foram as prévias dos 64 jogos que, daqui a 204 dias, farão parte do calendário do torcedor. Após o término dos últimos jogos da repescagem, as 32 seleções classificadas à Copa da África estão, enfim, definidas. Assim como em 2002, os sete campeões mundiais estarão presentes no maior espetáculo da Terra. O sorteio das chaves ocorrerá na Cidade do Cabo, no dia 4 de dezembro.
Nos jogos de volta da repescagem, Portugal, França, Eslovênia, Grécia, Argélia e Uruguai confirmaram a presença no mundial. Novamente sem Cristiano Ronaldo, lesionado, os portugueses conseguiram uma vitória em pleno estádio Bilino Polje, ne Bósnia. O único gol da partida foi marcado por Raúl Meireles, aos 11 minutos do segundo tempo. Já a França precisou de uma “mãozinha” do árbitro sueco Martin Hansson. O jogo, disputado do Saint-Denis se encaminhava para as cobranças de pênaltis – Robbie Keane fez 1 a 0 aos 33 do primeiro tempo – quando, na prorrogação, Thierry Henry usou a mão e cruzou para Gallas tocar de cabeça. O francês, inclusive, admitiu que tocou a mão na bola. Se Henry for à Copa, se tornará o único jogador francês a jogar quatro Copas do Mundo.
Grécia e Eslovênias surpreenderam e ficaram com as últimas vagas. Os gregos venceram, fora de casa, – em Donetsk – a Ucrânia do craque Shevchenko. O gol da vitória foi marcado por Salpingidis. O atacante grego tocou na saída do goleiro ucraniano aos 31 da primeira etapa. Os campeões europeus de 2004 disputarão sua segunda Copa do Mundo, em 1994, nos Estados Unidos, perderam os 3 jogos e não marcaram um gol sequer. Os eslovenos também venceram por 1 a 0, gol de Dedic, no estádio Ljudski. Como marcaram um gol fora de casa, a Eslovênia está classificada e fará sua primeira participação Copas.
No Sudão, o jogo entre Argélia e Egito prometia muita disputa. As duas equipes terminaram rigorosamente iguais no grupo C das eliminatórias africanas. Mas Yahia, atacante argelino, tratou de desempatar o confronto. Um chute de primeira no ângulo do goleiro egípcio El-Haddary. Os argelinos voltam a disputar uma Copa após 24 anos.
Na última vaga da Copa, os uruguaios sofreram para empatar com a Costa Rica. El Loco Abreu abriu o placar para a Celeste aos 24 da etapa final. Porém o time do brasileiro Rene Simões empatou logo em seguida com Centeno. No final, houve briga entre os reservas costarriquenhos e policiais. O Uruguai, após o fiasco das últimas eliminatórias – perdeu para a Austrália – volta ao mundial.
As 32 seleções que estarão na África do Sul são: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, México, Estados Unidos, Honduras, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Gana, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria, África do Sil, Argélia, Alemanha, Itália, Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Portugal, Dinamarca, Suiça, Grécia, Sérvia, Eslovênia e Eslováquia.