17/11/2009

Brasil encerra temporada 2009 com vitória sobre Omã.

Paranaense Nilmar volta a marcar no triunfo de 2 a 0 em Muscat e Brasil fecha ano com chave de ouro.
No último compromisso da temporada, a seleção brasileira ganhou o amistoso contra Omã, por 2 a 0, nesta terça-feira, Estádio Sultan Qaboos, em Muscat, a capital do país árabe. Agora, o técnico Dunga só volta a reunir o grupo do Brasil em março - o adversário do jogo ainda está indefinido -, quando já deverá convocar os jogadores que pretende levar à Copa do Mundo na África do Sul.
Com o resultado positivo em Omã, a seleção brasileira encerrou uma temporada de grande sucesso. Ao todo, foram 17 jogos disputados, com 14 vitórias, dois empates e apenas uma derrota - perdeu para a Bolívia, na altitude de La Paz. Além disso, o Brasil garantiu a vaga na Copa de 2010, ao terminar as Eliminatórias na liderança, e ainda conquistou o título da Copa das Confederações.
Contra Omã, uma seleção que não se classificou para a Copa de 2010 e ocupa apenas o 79º lugar no ranking da Fifa - lista liderada pelo Brasil -, o time de Dunga não teve muitas dificuldades para conseguir a vitória. Foi o primeiro jogo da história entre as duas seleções, o que não motivou muito o público local, já que o Estádio Sultan Qaboos recebeu poucos torcedores nesta terça-feira.
Sem medo, Omã começou o amistoso assustando o Brasil. Logo no primeiro minuto, Hassan Al-Hosani teve boa chance de abrir o placar, mas, sozinho na área, mandou a bola para fora. A resposta brasileira foi imediata. Aos três minutos, Maicon fez um excelente lançamento para Luís Fabiano, que chutou mal, para defesa do goleiro Ali Habsi. Aí, Nilmar aproveitou o rebote e marcou o gol.
Foi o sexto gol de Nilmar nos últimos cinco jogos da seleção, o que praticamente garante sua presença no grupo que disputará a Copa de 2010. Ainda nesta terça-feira, ele teve a chance de ampliar essa contagem, mas o árbitro anulou o gol marcado aos 10 minutos, ao apontar impedimento. Enquanto isso, Luís Fabiano desperdiçou as boas oportunidades que teve em Omã e passou em branco.
A melhor chance de Luís Fabiano aconteceu aos 43 minutos, quando ele subiu sozinho na área e cabeceou forte, para boa defesa do Ali Habsi. No lance seguinte, o goleiro de Omã voltou a ser decisivo, ao evitar o gol em chute de Nilmar. Do outro lado, os donos da casa não se intimidaram nunca, levando bastante perigo à defesa brasileira em alguns momentos do primeiro tempo do amistoso.
No segundo tempo, Dunga aproveitou para fazer alguns testes na seleção brasileira, dando chance para os novatos do grupo. Assim o zagueiro Cris, o volante Fábio Simplício, o meia Carlos Eduardo e o atacante Hulk entraram respectivamente nos lugares de Lúcio, Felipe Melo, Elano e Luís Fabiano. Outras mudanças também foram feitas, com as entradas de Daniel Alves e Júlio Baptista.
E, com o ânimo renovado pelos jogadores que entraram em campo, o Brasil conseguiu ampliar a vantagem. Foi aos 15 minutos, quando Michel Bastos cruzou para dentro da área, procurando Hulk, e Al-Ghailani tentou desviar de cabeça, marcando gol contra. Depois disso, Omã perdeu um pouco do ímpeto. Melhor para a seleção brasileira, que pôde administrar o placar e somar sua última vitória em 2009.
FICHA TÉCNICA:
Omã 0 x 2 Brasil
Omã - Ali Habsi; Al-Balushi, Al-Noafli, Rabeea e Al-Ghailani; Ibrahim Al-Mukhaini (Ahmed Al-Mukhaini), Said, Dorbeen (Al-Nuaimi) e Al-Ajmi (Al-Noobi); Hassan Al-Hosani (Saleh) e Emad Al-Hosani (Abdulkarim). Técnico: Claude Le Roy
Brasil - Júlio César; Maicon (Daniel Alves), Lúcio (Cris), Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Fábio Simplício), Elano (Carlos Eduardo) e Kaká (Júlio Baptista); Nilmar e Luís Fabiano (Hulk). Técnico: Dunga
Gols - Nilmar, aos 3 minutos do primeiro tempo; Al-Ghailani (contra), aos 15 minutos do segundo tempo.