12/11/2009

Brasil e Inglaterra fecham parceria para turismo da Copa e Olimpíada.

Caso a Fifa escolha a Inglaterra para sede da Copa de 2018, o país será, assim como o Brasil, palco dos dois principais eventos esportivos do mundo realizados na próxima década. Esta convergência de interesses fez com que VisitBritain e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) - órgãos de turismo dos dois países - acertassem, em reunião realizada em Londres, a formalização de um acordo de cooperação para troca de experiências nas áreas de turismo e promoção de imagem nos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.
O acordo será assinado em maio do ano que vem, quando a CEO do VisitBritain, Sandie Dawe, virá ao Brasil. Mas a agenda conjunta de trabalho começa desde já. Um seminário reunindo especialistas mundiais na área de marketing e promoção turística será realizado no período de assinatura do acordo e o fluxo de informação e troca de dados entre os dois órgãos será constante a partir de agora.
"Para o Brasil é muito importante conhecer as experiências de promoção turística de países que já realizaram ou irão realizar grandes eventos, como é o caso da Inglaterra, sede dos Jogos Olímpicos de 2012”, afirmou a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
Sandie demonstrou especial interesse na preparação do Brasil para receber os turistas estrangeiros durante a Copa de 2014, incluindo a organização de roteiros e a relação com os operadores turísticos para a venda de pacotes. “Temos muito interesse na experiência do Brasil e esta aproximação certamente trará benefícios para ambos os lados", afirmou.
O acordo prevê uma agenda conjunta de trabalho, que inclui seminários com especialistas internacionais, visitas de benchmarking, para conhecimento das experiências in loco, e constante troca de informações e dados entre os órgãos de promoção turística dos dois países. A aproximação com os órgãos de turismo de cidades que sediaram outras Olimpíadas, como Pequim e Sidney, e os Jogos de Inverno, como Vancouver, no Canadá, também farão parte das ações da Embratur, que já dispõe de um plano estratégico de promoção internacional do turismo brasileiro para a Copa de 2014.
"Com a definição do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada, vamos incluir os Jogos neste planejamento. Afinal, entre 2010, quando termina a Copa da África, e 2016, o Brasil terá uma exposição enorme no mundo. É uma oportunidade muito rica, que não vamos desperdiçar", afirmou Janine.