27/10/2009

Metrô Curitibano começará a funcionar em 1 de janeiro de 2014, seis meses antes da Copa.

A primeira linha do Metrô Curitibano, a Linha Azul, começará a funcionar em 1 de janeiro de 2014, seis meses antes do início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. A informação foi apresentada pela Prefeitura de Curitiba no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao Governo Federal. O Plano de Implantação do Metrô Curitibano prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão para a primeira linha de 13 quilômetros, do terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia. Serão 12 estações de embarque e desembarque, um pátio de estacionamento dos trens e áreas de manutenção. A demanda inicial prevista é de 330 mil passageiros por dia.
O Governo Federal está definindo as obras que farão parte do PAC da Copa, programa de obras que serão executadas nas 12 cidades-sede da Copa de 2014. O documento entregue pela Prefeitura estabelece um cronograma de trabalho que prevê a assinatura do contrato em dezembro de 2010, início das obras em janeiro de 2011 e conclusão em outubro de 2013. A partir dessa data, serão iniciados os testes para garantir o início da operação em janeiro de 2014.
Até março de 2010 serão concluídos o projeto básico (estudos e projetos de engenharia) e os estudos ambientais (EIA-RIMA), contratados pela Prefeitura, que já estão sendo executados com recursos do Município e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério das Cidades.
O Plano prevê a implantação de três sistemas construtivos ao longo dos 13 km de extensão. Serão 2,2 km em superfíce, 7,9 km pelo sistema cut and cover (abrir e cobrir) e 2,9 km de túnel NATM (New Austrian Tunneling Method). O primeiro trecho partirá do pátio de estacionamento e complexo de manutenção, localizado no cruzamento da BR-476 com o Contorno Sul. O maior trecho, subterrâneo, utilizará o sistema cut and cover. A profundidade nesse será de 12 a 15 metros. O método cut and cover consiste da construção das paredes laterais, seguida da remoção do material (terra) e posterior cobertura.
Durante a execução das obras no sistema cut and cover , as estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário. Nos trechos em que a obra será subterrânea (NATM), não haverá necessidade de alteração do sistema Expresso.
Dê sua sugestão para o Metrô, até 31 de outubro!
Termina no próximo dia 31, sábado, o prazo para enviar sugestões no site do Metrô Curitibano (www.metro.curitiba.pr.gov.br). Além do site, as sugestões também podem ser encaminhadas diretamente à Prefeitura para a Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs, na sede da Prefeitura, no Centro Cívico. Podem participar cidadãos curitibanos, empresas em geral, entidades, órgãos públicos e outros interessados, que também podem conhecer, pelo site, o projeto do Metrô Curitibano. A primeira linha do metrô de Curitiba integrará a Rede Integrada de Transporte.
Estudantes - A Consulta Pública do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas proposta pela Prefeitura mobilizou estudantes e professores dos cursos de arquitetura e urbanismo da cidade.
Com base nas informações do site do Metrô Curitibano e nos dados apresentados por técnicos do Ippuc, na última sexta e sábado (dias 16 e 17), estudantes das Universidades Positivo, PUC, Tuiuti e da UFPR puderam participar do ateliê de projeto arquitetônico e urbano sobre o Metrô Curitibano, organizado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura-Paraná.
O trabalho teve a participação de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Antes do início dos trabalhos, o arquiteto Reginaldo Reinert, do Ippuc e o engenheiro Alejandro Reyes Livera, representante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), apresentaram informações atualizadas sobre o projeto que passa neste momento pela fase de elaboração dos estudos e projetos de engenharia e estudos ambientais (EIA-RIMA). Esta fase é parcialmente financiada pela CBTU, ligada ao Ministério das Cidades.Na avaliação do professor Orlando Ribeiro, coordenador do projeto, a participação de mais de 50 estudantes mostrou o interesse dos alunos pelo tema. “E desperta o espírito do arquiteto empreendedor na busca pelas potencialidades de cada região da cidade por onde passará a primeira linha de metrô”, disse.
Com duração de 24 horas, o mutirão que é conhecido também como charrete, desenvolveu propostas de intervenções de projeto urbano em cinco estações previstas para o metrô: Estação Cabral, Passeio Público, Rua das Flores, Osvaldo Cruz e Portão. O nome charrete remete à competição entre estudantes que acontecia na Faculdade de Belas Artes francesa no século XIX.
Análise das sugestões - As contribuições encaminhadas pelo site ou que chegam pelos Correios serão analisadas pelos técnicos do Ippuc para elaboração do edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Metrô Curitibano. A formação de uma Parceria Público-Privada é uma das alternativas em estudo na Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs.
As contribuições também podem ser encaminhadas à Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs, para o seguinte endereço: Palácio 29 de Março, avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico, Curitiba PR. CEP 80 530 908, Assessoria de Projetos Especiais (subsolo).