09/10/2009

Fifa entrega normas para arenas de 2014.

Comitê local divulgou especificações de assentos, gramados, iluminação e displays.
O Comitê Local da Copa de 2014 (LOC) divulgou diretrizes para orientar os projetos de alguns itens das futuras arenas brasileiras e dos campos projetados para o treinamento das seleções. Os documentos - todos em formato PDF - abordam os gramados de jogo, a iluminação, os assentos e os displays eletrônicos para informação e sinalização das arenas. O Portal 2014 teve acesso, em primeira mão aos textos, muito consistentes, mas que ainda merecem sofrer pequenos ajustes, segundo especialistas consultados.
O texto sobre displays eletrônicos define que todos os painéis deverão ser projetados com sistemas de LEDs (diodos emissores de luz), de alta definição, com alta fidelidade de cores e elevado contraste.
No regulamento sobre gramados define-se que a norma deve ser seguida em todos os estádios e campos que serão utilizados no evento, inclusive os campos dos hotéis para concentração das esquipes. Cita como referência os requerimentos técnicos Fifa 2007, a Norma Européia EN12193, e o guia para iluminação artificial produzido para a Gaisf - General Association of International Sports Federatons.
O documento sobre os assentos dos estádios definem a qualidade e o conforto necessários para as várias áreas das arenas, incluindo os setores VIP e VVIP, mas não aborda os assentos utilizados nos centros de treinamento e outras instalações que serão utilizadas na Copa. O texto lembra que o Brasil tem uma norma sobre o uso de assentos plásticos (NBR 15476), mas recomenda a consulta a outras normas de referência internacional, como as EN: 13200 (Spectator Facilities); o Guide to Safety at Sports Grounds (“Green Guide”); e o Seating (Sightlines Conversion of Terracing Seat Types) – Football Stadia Advisory Design Council – FSADC - UK.
As recomendações sobre iluminação aplicam-se aos estádios, mas também aos centros de treinamento e outras instalações adjacentes. O texto baseia-se nos requerimentos técnicos da Fifa 2007, na Norma Européia EN12193, e no Guia para iluminação artificial produzido para a Gaisf (General Association of International Sports Federatons).