01/10/2009

Curitiba sedia fórum legislativo das cidades-sedes da Copa do Mundo.

Na próxima segunda-feira, 5 de outubro, será realizado na Assembleia Legislativa do Paraná o IV Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de 2014. O evento está sendo organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.
Segundo o presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), o encontro tem também o apoio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e dos Ministérios das Cidades, Esporte e do Turismo.
O vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba, foi convidado para fazer uma palestra no primeiro painel, com direito a 10 minutos de exposição. O painel terá como tema “Estratégia, Metas e Obstáculos para a Copa 2014 em Curitiba”. Ele falará sobre as experiências, sugestões e críticas tiradas dos vários seminários e eventos que participou.
O fórum tem como objetivo central mobilizar o Legislativo, em todos os níveis, federal, estadual e municipal, para uma reflexão sobre as responsabilidades deste poder para a realização de um megaevento esportivo internacional, como é a Copa do Mundo de Futebol. Na ocasião, serão discutidas as estratégias locais para o alcance dos objetivos traçados pelo Comitê Organizador da Copa 2014 da cidade, bem como as atividades dos legislativos locais, identificando as demandas que serão desenvolvidas por estas casas.
Estarão presentes as forças políticas representativas do Estado e município e membros dos comitês pró-Copa do Mundo. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), falou que “é muito importante para o Paraná receber membros do Senado e da Câmara Federal para debater um assunto que movimenta todos os setores da sociedade”. O presidente da Comissão da Copa da AL, deputado Osmar Bertoldi (DEM), também vai levar sua contribuição, a exemplo do vice-governador Orlando Pessutti; de Luiz de Carvalho, gestor da Copa por Curitiba, e dos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e da Comec, a Coordenação da região Metropolitana.