11/10/2009

Brasil perde invencibilidade na altitude de La Paz.

Sem 8 titulares, seleção é derrotada pela Bolivia após 19 jogos sem perder.
A Bolívia se tornou o maior algoz da seleção brasileira na história das eliminatórias. Nos 3600 metros de La Paz, a seleção boliviana ganhou do Brasil por 2 a 1. Foi a terceira derrota brasileira para a Bolívia – as outras foram em 1993 e 2001. Com isso, também chegou ao fim uma invencibilidade de 19 jogos dos comandados de Dunga – 15 vitórias e 4 empates. A última derrota foi em 15 de Junho de 2008, contra o Paraguai, 2 a 0.
Sem 8 titulares – Lúcio, Juan e Robinho machucados; Gilberto Silva, Elano, Kaká e Luís Fabiano poupados, além de Felipe Melo suspenso – o Brasil encontrou dificuldade na altitude de La Paz. No primeiro tempo, levou perigo a meta do goleiro boliviano Arias em apenas 3 lances e viu a Bolívia marcar com Olivares e Moreno.
Logo aos 9 minutos, após escanteio batido, Olivares aproveitou a saída errada de Júlio Cesar e cabeceou com o gol vazio. Diego Souza desperdiçou boa chance pouco depois. Na cara do gol, o meia palmeirense chutou para fora.
Aos 23, outro lance de perigo do Brasil na tabela Nilmar e Adriano. O Imperador não conseguiu concluir de cabeça. Foi com Daniel Alves o lance mais perigoso. O lateral escalado no meio chutou de longe e acertou a trave aos 36.
No segundo-tempo, o técnico Dunga mudou o time. Tirou Diego Souza e colocou Alex. No ataque, Adriano, machucado, deu lugar a Diego Tardelli. Após a entrada de Elano no lugar de André Santos e o deslocamento de Daniel Alves para a lateral esquerda o Brasil descontou. Aos 25 minutos, em um contra-ataque rápido, Ramires enfiou para Maicon que cruzou na cabeça de Nilmar. O atacante antecipou o zagueiro e fez seu quinto gol nas eliminatórias.
Mas a falta de entrosamento impediu que a seleção continuasse a reagir. A Bolivia apenas administrou o jogo e conseguiu sua quarta vitória nas eliminatórias. Os bolivianos, do técnico Erwin Sánchez, chegaram a 15 pontos, na penúltima posição.
Na quarta-feira, o Brasil enfrenta a Venezuela pela última rodada das eliminatórias. Kaká, Luís Fabiano e Gilberto Silva devem voltar ao time. A seleção, classificada para a Copa há 3 rodadas, tem 33 pontos e apenas cumpre tabela. O jogo decidirá apenas quem será o primeiro colocado na América do Sul. O Paraguai, que enfrenta a Colômbia, tem 33 pontos, e é a única selecão que pode superar o Brasil.