10/10/2009

BNDES oferece condições iguais para arenas públicas e privadas.

Morumbi, Beira-Rio e Arena da Baixada pagarão o mesmo que governos estaduais e municipais.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferecerá as mesmas condições de financiamento para as arenas públicas e privadas da Copa 2014. Segundo informações do jornal “Folha de S. Paulo”, a proposta foi apresentada nesta semana durante rodada de reuniões do banco com representantes das cidades-sede do Mundial.
A proposta inicial do BNDES oferecia à Arena da Baixada (Curitiba), Beira-Rio (Porto Alegre) e Morumbi (São Paulo) condições de financiamento similar à aplicada nos setores de comércio, serviços e turismo. Haveria acréscimo de 1% à TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), atualmente em torno de 6% ao ano.
Segundo o jornal, dirigentes do São Paulo FC e do Internacional, proprietários do Morumbi e do Beira-Rio, confirmaram as condições oferecidas para a reforma ou construção das doze arenas: TJLP mais juro básico (entre 1,8% e 1,9% ao ano), três anos de carência e dez anos para a quitação. A linha de crédito cobrirá até 75% das obras até um valor máximo de R$ 400 milhões por estádio.
A diferença entre arenas públicas e privadas será a taxa de juros cobrada pela instituição financeira escolhida pelos clubes para intermediar a operação com o BNDES.