22/10/2009

Atletiba terá triagem de avulsos e vigilância extra em pontos críticos.

Reunião entre PM, torcidas e Coritiba define diretrizes para a segurança no clássico de domingo.
O Atletiba de domingo (25) terá esquema com cerca de 600 homens cuidando da segurança dos torcedores e do patrimônio público e particular. O esquema de segurança foi traçado em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Comando Policial da Capital (CPC). No encontro, a Polícia Militar, as principais torcidas organizadas dos dois clubes e a diretoria do Coritiba deram sugestões para as ações que serão desenvolvidas no dia do jogo.
O comandante da operação da PM, Major Arildo, revelou que cerca de 400 homens participarão de todo o processo, entre escolta, segurança no campo e policiamento de pontos estratégicos. “Temos de eliminar os pontos de conflito,” afirmou durante a reunião.
A Polícia fará escolta da torcida visitante e prometeu segurança reforçada em terminais de ônibus, com o apoio da Guarda Municipal, e em pontos críticos com histórico recente de confrontos, como a região da Avenida João Gualberto e a região próxima ao Shopping Curitiba.
O Coritiba, segundo o Coordenador de Acesso do Couto Pereira, Aluísio Costa, deverá ter cerca de 40 seguranças particulares cuidando da torcida atleticana e 140 para os coxas-brancas.”Se tiver necessidade, nós aumentaremos nosso efetivo. A revista será rigorosa”, disse, questionado sobre o incidente do clássico anterior, na Arena, em que um confronto de torcidas, com lançamento de bombas na divisão das arquibancadas, causou a perda de mando para os dois times.
Apontados como os maiores problemas, tanto pelos comandos das organizadas, quanto pela PM, os torcedores “avulsos” (sem ingresso) deverão ter vigilância especial. Pessoas sem ingresso terão acesso vetado à área próxima ao Couto Pereira. “Identificaremos quem causar problemas e der prejuízos”, afirmou o Major Arildo durante a reunião.
Não haverá venda de entradas para os atleticanos no domingo. Para os coxas-brancas, poderá haver venda de ingressos no dia, caso não sejam todos vendidos antecipadamente, o que significaria uma exceção na regra de acesso ao estádio. A Polícia pretende afastar da região ao redor do estádio pessoas que não tenham ingresso, para evitar tumultos durante a partida.
Guarda Municipal reforça efetivo com 100 oficiais
A assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba informou na tarde desta quarta-feira que o efetivo da Guarda Municipal será reforçado com 100 agentes e 20 viaturas extras em pontos críticos e já conhecidos em dias de jogos. Os terminais do Cabral, do Capão Raso e do Campina do Siqueira, além dos tubos Maria Clara, Círculo Militar, Estação Central, Passeio Público, Eufrásio Correia e nas proximidades da praça do Atlético terão pelo menos duas viaturas de prontidão.
Nos bairros, a prefeitura deslocará agentes do Núcleo Regional de Defesa Social para acompanhar a ação da Guarda, que deverá durar entre as 13h e 21h de domingo.