28/10/2009

Atletiba de torcida única é descartado no primeiro momento.

PM anuncia pacote antiviolência que incluiu cadastro de torcedores de organizadas para facilitar identificação em caso de tumulto.
Em reunião entre Polícia Militar, promotoria pública, representantes dos clubes e torcidas organizadas, nesta quarta-feira (28), foi descartada a realização de um Atletiba de torcida única. A ideia foi apresentada pela PM após incidentes no último domingo envolvendo torcidas de Atlético e Coritiba, em vários bairros de Curitiba e região. Um torcedor foi atropelado, ficando gravemente ferido e 28 ônibus quebrados.
“O problema nosso está sendo fora do estádio. Porque se eu colocar uma torcida única, os problemas vão continuar. Porque o problema não é o estádio. A torcida que ficar fora do campo vai ficar lá no terminal, e quando chegar a torcida que está no campo pode dar mais confusão", disse o Coronel Jorge Costa Filho, em entrevista coletiva.
Ele anunciou algumas medidas que serão tomadas a partir do próximo Atletiba, pelo Campeonato Paranaense de 2010, ainda sem data definida. “Queremos que o cidadão comum, de bem, que está indo para jogo, se ele perceber que tem algo errado, que ele filme isso, passe para um canal de televisão, passe para a Polícia Militar. Assim, poderemos identificar essa pessoa”, explica.
Segundo o Coronel, torcedores de organizadas, com carteira de sócios, serão cadastrados na PM para facilitar a identificação em caso de tumultos e confusão. A escolta de torcedores visitantes em clássicos até o estádio seguirá valendo, mas só poderão entrar nos ônibus torcedores cadastrados e que já tenham adquirido ingressos previamente. A escolta agora será mais abrangente. Ela servirá para todas organizadas em jogos realizados em Curitiba. O usuário terá de desembolsar o valor referente à passagem do coletivo. “Se houver um tumulto, tanto de ônibus ou em grupo a pé, todos serão detidos e identificados, qualificados, tomados termos de declaração de cada um, para que na sequência sejam todos passados para que o poder judiciário e ministério público para que possam responsabilizar cada um. Porque não adiante só para e dar uma advertência”, detalhou Costa Filho.
Porém, a data de entrega dos cadastros de torcedores por parte das organizadas ainda não está definida, pois a medida ainda depende da aprovação no Ministério Público.
A PM anunciou ainda que irá avaliar, junto com a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), os pontos da cidade de maior risco de tumulto para ampliar o contingente policial nesses locais.