02/09/2009

Sócio Otário Furacão.

Tem coisas que só o Atlético faz por você. A frase que não sai da boca dos torcedores atleticanos quando o time está muito bem ou quando está passando por momentos de instabilidade dentro de uma competição veio novamente à tona na noite de ontem, após o anúncio do reajuste da mensalidade do Sócio Furacão.
Concordo que o valor de R$ 50 não estava atendendo as necessidades do clube, mas um aumento de 40% é abusivo e pode trazer um prejuízo ainda maior ao clube. Vou tentar explicar o que penso a respeito disso em algumas poucas linhas:
- O Atlético vangloria-se que não tem mais ingressos para vender, pois todas as cadeiras do estádio foram comercializadas e estão nas mãos dos sócios. Quantos sócios torcedores deixarão de pagar a sua mensalidade e por conseqüência deixaram de serem sócios do clube? Nessa brincadeira de aumentar em 40% o valor da mensalidade algum tipo de estudo foi feito para evitar a fuga dos torcedores? E os sócios que moram fora de Curitiba? Alguém pensou que existem torcedores do Atlético fora da nossa capital?
- No e-mail que os sócios receberam do clube está escrito o seguinte: Ninguém mais do que você conhece as emoções que o futebol pode proporcionar. Quais emoções? Olhem para trás e me respondam quais emoções o futebol do Atlético pode nos proporcionar? Em 2009 podemos contar nos dedos as apresentações do time que deram gosto de ver, como por exemplo: o primeiro jogo contra o Corinthians pela Copa do Brasil, o jogo contra o Barueri e o jogo contra o São Paulo, pelo clima de festividade da inauguração do setor da Brasílio Itiberê, os demais jogos dentro da Baixada não passaram de médio ou regular, conseguiram dar a tal emoção mencionada no comunicado do clube aos torcedores.
- Onde está o patrocínio da Arena da Baixada? Desde a saída da Kyocera o Atlético está flertando com possíveis patrocinadores para o seu estádio. A desculpa para não renovar com a Kyocera foi o baixo valor oferecido pela empresa e como o anúncio de que a Copa de 2014 teria como uma das sedes a cidade de Curitiba e o estádio seria a Arena da Baixada conseguiriam um patrocínio melhor. Pelo visto nem uma nem outra solução foi alcançada e quem paga o pato é o sócio torcedor.
- Quais as vantagens do sócio torcedor? Com esse aumento fora de hora e desproporcional, qual é a vantagem do torcedor atleticano tornar-se sócio ou continuar sócio do clube? Se o Atlético tivesse um time competitivo dentro de campo, estivesse disputando vaga na Taça Libertadores da América para o ano de 2010, eu tenho certeza que a torcida iria torcer o nariz, mas aceitaria o aumento sem muitas reclamações, mas o que vemos em campo é um amontoado de jogadores que mal conseguem ganhar de times inferiores tecnicamente e na base da superação e com muita ajuda da torcida conseguem obter vitórias importantes, nada mais além disso.
A diretoria do Atlético mais uma vez está trocando o pé pelas mãos. Não sei se estão sendo mal assessorados, mas esse aumento fora de hora é descabível. Repito: Se o time estivesse bem na competição o torcedor iria torcer o nariz, mas entenderia o reajuste. E aqui ainda cabe uma nova pergunta: Com esse aumento quando conseguiremos um time competitivo dentro de campo? Claro que não, né? O próprio presidente Marcos Malucelli que meses atrás falou que o elenco era bom está semana já mudou o discurso e disse que o elenco é mediano. Sem nem o presidente acredita no seu time imagine os torcedores. E depois ainda tem coragem de pedir compreensão dos torcedores, como vamos entender isso? É muito descaso.
Para finalizar cansei de ser tratado como sócio otário torcedor, o Atlético nunca priorizou o seu torcedor (e isso não é de hoje) e deveria repensar isso. Não deixarei de ser sócio torcedor, mas vou cobrar (ainda não sei como) uma postura diferente da diretoria e do time dentro de campo, como se isso fosse possível.