17/09/2009

Sete times e um (triste) destino!

E eis que domingo passado, nesta Capital, foi completada a rodada de número 24 do brasileirão Série “A”. 24 é o número do veado no Jogo do Bicho, segundo dizem os estudiosos e adeptos da mencionada contravenção penal. Eu repito que “24 é o número do veado”, mas o faço sem muita certeza, pois dessa contravenção eu não entendo, tampouco sou praticante.
Rodada 24, número do veado, Série “A” e – não por acaso – quem é que surge saltitante pelos campos verdes do Brasil? O São Paulo F.C. (Féxion Corporeixion)! Sim, amigos, surge o São Paulo F.C. (Frescuras e Cólicas) acelerando na reta, como se fosse uma Ferrari cor-de-rosa, modelo 458, com o som no talo: “You can dance/ you can jive/having the time of your life/ see that girl/ watch that scene/ digging the dancing queen”.
“O São Paulo é favoritésimo ao título de 2009!” – foi isso que disse uma bichinha são-paulina (perdoem-me o pleonasmo) nas dependências da Secretaria de Estado da Saúde. A bichinha disse isso e acrescentou, em tom provocativo (e rebolativo):
- Já sou hexa e serei hepta!
Ouvi a bichinha ter o seu ataque de grandeza futebolística. Em volta, tudo era silêncio. As pessoas que por ali estavam não ousaram dizer nada à gazelinha tricolor. Como vi que ninguém contestaria a boneca deslumbrada, retorqui:
- Concordo com você. O São Paulo deverá ser mesmo o campeão brasileiro de 2009. Quem já enfileirou o tri em 2006-2007-2008 tem tudo para levar o caneco de 2009. O São Paulo tem grana e organização: ingredientes fundamentais para se fazer futebol de qualidade, em alto nível, em nível competitivo.
Falei isso e a bichinha ficou toda feliz e radiante. Mas daí - malvado que sou e antes que a biba inventasse de me agradecer com um beijo – fiz observação assaz importante:
- Você, pequeno bambizinho travesso, já é hexa, será hepta, mas nunca será HETERO! – e reforcei: NUNCA SERÁ HETERO!
O povão – até então silencioso - que compunha a cena explodiu em gargalhadas. Teve até um estagiário que puxou o coro de “Bicha! Bicha! Bicha!”. Foram tantos os apupos que a bichinha – a hexa que será hepta, e nunca será HETERO - saiu de fininho, indo cantar noutra freguesia, pois aqui, no terreiro atleticano, são-paulino nunca teve e nem terá vez!
Deboches à parte, o fato é que o São Paulo me parece favorito ao título. Ontem o campeonato atingiu a 24ª rodada: a coisa se define lá no alto da tabela, no bloco intermediário e se define lá na rabeira. Para nossa maior preocupação, o Atlético Paranaense está na rabeira, ocupando uma das posições do G-7 (Atlético Paranaense, Coritiba, Náutico, Santo André, Botafogo, Sport e Fluminense).
No G-7 que citei estão os quatro clubes que serão degolados em dezembro, não tenho dúvidas disso. Ser colunista é analisar fatos e resultados - em retrospectiva e no contexto presente - e fazer projeção dentro da realidade, sem floreios e sem meias-palavras. Ser colunista, não raras vezes, é ser porta-voz de notícias nada alvissareiras e parece, uma vez mais, ser o caso.
O Atlético Paranaense montou um time para não cair. Nem vou me estender acerca das razões que levaram a Diretoria a montar um time apenas para não cair, mas o fato é que não podemos esperar, neste 2009, nada além da permanência, a duras penas, na Série “A” 2010 e olha lá!
Para um clube que provou tantas glórias, dentro e fora de campo, notadamente entre 1995 e 2005, esta situação é inaceitável. Pior: a situação é inaceitável e aparenta ser imutável, pois o próximo dezembro se prenuncia igual ao dezembro de 2008 onde só escapamos da degola depois de um surreal 5 a 3 contra o Flamengo.
Atlético Paranaense, Coritiba, Náutico, Santo André, Botafogo, Sport e Fluminense. Sete times e um destino: escapar do rebaixamento no próximo dezembro. Quatro deles não conseguirão. Três escaparão por milagre. A partir de agora haverá os famosos jogos de seis pontos. O primeiro deles acontece sábado, 19/09/09, 18h30, na Arena da Baixada, contra o Sport. Estaremos lá, junto com o Atlético, com o coração na boca.
Grana e organização são ingredientes fundamentais para se fazer futebol de qualidade, em alto nível, em nível competitivo. Não temos nem um, nem outro: montamos um time para – apenas – não cair! Situação inaceitável para um clube da grandeza do nosso Atlético!