29/09/2009

Para Teixeira, Olimpíada é menor do que Copa do Mundo.

Na semana em que as autoridades brasileiras se esforçam para angariar votos de apoio à candidatura do Rio como sede da Olimpíada-2016, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, desdenhou dos Jogos em comparação com a Copa.
Após o lançamento da pedra fundamental da nova sede da CBF –em que o ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes se desdobravam para fazer propaganda do Rio–, Teixeira cotejou a Copa com a Olimpíada, com prejuízo para a última.
“Faço minhas as palavras de [Joseph] Blatter: as Olimpíadas têm audiência de 6 bilhões de pessoas; a Copa, de 26 bilhões, e 12 cidades-sede, contra apenas uma das Olimpíadas”, minimizou ele, citando o presidente da Fifa, presente na cerimônia.
As autoridades não se acanharam em pedir votos a Blatter e ao outro representante do COI (Comitê Olímpico Internacional) presente ao evento, o camaronês Issa Hayatou.
Já Teixeira disse se sentir desconfortável para pedir votos para o Rio, por causa da presença de representantes dos Estados Unidos e da Espanha (países com cidades candidatas a 2016), que ‘votaram a favor de 2014 [da Copa no Brasil]‘.
Mas louvou-se por ter trazido ao Rio eleitores do COI. “Trouxe dois votos. Ninguém tem a chance de jantar, almoçar, tomar café com dois votos. Falei com o Eduardo [Paes]: ‘Agora, corre atrás!”
Teixeira acredita na escolha do Rio. ‘Por tudo o que ouvi, o Rio tem tudo para ganhar.’Muito cortejado por todos, Blatter –que está na cidade para a reunião do Comitê Executivo da Fifa, hoje– não revelou seu voto, mas afirmou que ‘a candidatura do Rio tem muita simpatia internacional, inclusive entre os que vão votar. Mas só simpatia não garante nada’.
Nova sede
O novo CT da CBF terá também três campos de futebol, quadra coberta, centro de fisioterapia e parque ecológico. A previsão de conclusão da sede é dezembro de 2012, servindo também para o comitê organizador da Copa.