18/09/2009

Ministros vão conhecer projetos de Curitiba para a Copa de 2014.

O prefeito Beto Richa recebeu o ofício circular nº 113-2009, do Ministério do Esporte, assinado pelo ministro Orlando Silva, convidando a cidade de Curitiba para uma exposição dos projetos referentes à Copa do Mundo de 2014 em reunião que será realizada em Brasília, no próximo dia 23, das 14h às 18h, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Segundo Orlando Silva, o encontro visa a definição de responsabilidades de cada ente federado para execução das ações e projetos no que concerne a temas primordiais, como estádios, mobilidade urbana e turismo. Curitiba terá um tempo de 30 minutos para fazer uma demonstração dos projetos e programas, com foco principalmente na mobilidade urbana, cujos projetos básicos serão entregues ao Ministério das Cidades.
A prefeitura de Curitiba deverá estar representada pelo gestor da Copa, secretário Luiz de Carvalho, além do presidente do Ippuc, Clever Almeida, e as engenheiras Suzana Costa e Zelinda Rosário. O arquiteto Carlos Arcos deverá representar o Atlético Paranaense e a Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba estará representada pelos vereadores Mario Celso Cunha (PSB), Pedro Paulo (PT) e Roberto Hinça (PDT). Segundo o presidente da comissão, vereador Mario Celso, “este encontro será muito importante, pois pela primeira vez o governo federal vai ouvir oficialmente a cidade de Curitiba, quando teremos algumas definições importantes quanto à divisão de responsabilidades.”
Durante o evento, no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília, estarão presentes os ministros da Casa Civil, Esporte, Turismo, Fazenda, Planejamento, Cidades e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Diversos temas serão abordados, inclusive investimentos em saneamento básico, num total de R$ 6,6 bilhões, nas 12 cidades sedes. A Fifa também prioriza aeroportos para a Copa do Mundo. Dos 14 aeroportos das cidades escolhidas, 11 já operam no limite máximo de capacidade. Segundo o vereador Mario Celso, “é importante debater também o corpo de voluntariado, a capacitação profissional e a forma de distribuição do PAC para a Copa do Mundo. Principalmente, focar nos três únicos estádios particulares, caso da Arena (Atlético), Morumbi (São Paulo) e Beira-Rio (Internacional), já que os demais são públicos e terão investimentos garantidos pelos governos municipais e estaduais”, conclui Mario.