09/09/2009

Ministro aceita críticas da Fifa sobre Morumbi, mas confia em reforma.

“Não é novidade para ninguém que, hoje, o Brasil não tem estádios preparados”, afirmou Orlando Silva
O ministro do Esporte, Orlando Silva, aceitou nesta terça-feira as críticas da Fifa sobre o estádio do Morumbi, em São Paulo, uma das sedes da Copa do Mundo 2014, mas se mostrou confiante em que o projeto de remodelação será aprovado pela entidade.
“Não é novidade para ninguém que, hoje, o Brasil não tem estádios preparados para fazer uma Copa. É o momento de o Brasil começar a trabalhar. Temos que aproveitar que temos alguns anos pela frente”, disse o ministro a jornalistas em Brasília.
Desta forma, Silva respondeu às críticas do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, que questionou as condições do Morumbi, propriedade do São Paulo e cotado para receber jogos da Copa de 2014, inclusive a partida de abertura.
Valcke disse nesta terça a jornalistas na África do Sul que em sua recente visita ao Brasil, constatou “um problema grave de espaço em São Paulo”, já que não há a infraestrutura externa “que se exige de um estádio que vá participar de uma Copa do Mundo”.
O ministro do Esporte disse que, foi entregue à Fifa na sexta-feira passada um documento com as propostas de modificações ao projeto inicial para atender as exigências da entidade. “O estado de São Paulo deu respostas e estou muito tranquilo que o Morumbi vai cumprir com as determinações e se adequará para isso”, afirmou Silva.
Em comunicado, o São Paulo FC disse que entregou um projeto modificado à Fifa apenas nesta sexta-feira e que Valcke não teria tido tempo de conhecê-lo. “O São Paulo Futebol Clube acredita que as declarações atribuídas ao Sr. Jerome Valcke conforme veiculadas no Globo Esporte teriam sido feitas sem que o mesmo tivesse tido tempo para conhecer e bem avaliar aspectos fundamentais do Projeto atual do Estádio do Morumbi e do seu entorno”.
“O São Paulo Futebol Clube está absolutamente seguro de que o projeto apresentado em 4 de setembro atende a todas as exigências oficialmente formuladas pela Fifa”, prossegue o comunicado.
Segundo a Fifa, o Morumbi carece de áreas externas para a construção da infraestrutura adicional, como ampliação de estacionamentos e sala de imprensa, por exemplo. A diretoria do clube afirma que usará parte da área social do clube e o terreno da Praça Roberto Gomes Pedrosa, em frente ao estádio, “para acomodação das Vilas de Hospitalidade VIP, VVIP, Parceiros Comerciais e Unidades Móveis de TV”.