09/09/2009

Festa Coxa na Caximba!

Eu tentei, eu juro que eu tentei, mas não consegui. Minha mãe, ao saber da minha contratação¹ pelo CAP4EVER, me fez o pedido encarecido:

- Rafael, meu filho querido, prometa para a mãe que neste site você não vai mais escrever palavrões, nem vai falar mal do Coritiba – afinal era o time do seu avô e é o meu time, do seu irmão e do seu padrinho - promete, Rafael?

- Porra, mãe, com certeza! – respondi quase convicto!

- Rafael, você fala tanto palavrão que nem percebe mais o que diz e quando diz. Você acabou de falar palavrão, logo no começo da sua resposta para mim.

- Caralho, mãe! E não é que eu falei mesmo! Eu disse “Porra, mãe, com certeza!”, mas não fiz por mal. Palavrão, para mim, é o drible da linguagem. É um gracejo, um jogo de corpo, uma alegria! Vale pelo som, mais do que pela semântica. É esvaziado. Pura molecagem. Não leve a mal, não, mãezinha! Educação eu tenho, foi a senhora que ma² deu, mas eu não uso por pura preguiça!

Pálida de espanto, como no poema de Bilac, minha mãe retomou a conversa.

- Rafaelzinho, meu filho querido, prometa para a mãe que neste site você não vai mais escrever palavrões, nem vai falar mal do Coritiba e vai cortar sua amizade com o Mestle Xin Xaco, posto que aquele chinês consegue ser mais boca-suja do que você!

- Olha, mãe, a senhora já está querendo demais! Façamos um trato: eu paro de usar os palavrões e deixo o time verde – por uns tempos – sem levar chumbo, mas o Xin Xaco é meu amigo e amigo, para mim, é coisa sagrada!

E nesses termos fiz o acordo com a mãe: em minhas colunas no CAP4EVER ficava o Mestle Xin Xaco e saíam os palavrões e os ataques ao Coritiba. E estreei. Coluninha do Xin Xaco logo de cara e na sequência coluninha sobre a escolha da Arena para a Copa 2014 (bem bonitinha, quase poética, sem nomes-feios, etc.).

O Pacto entre mim e mamãe estava indo de vento em popa até hoje quando me deparei com a notícia da Gazeta do Povo a seguir transcrita, in verbis:

“Com Claudia Leitte e Skank, Centenário do Coritiba muda data, local e preços
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Coritiba anunciou que o show com Claudia Leitte e Skank em comemoração ao seu centenário terá nova data, local e preços. Previsto anteriormente para 19 de setembro no estádio Couto Pereira, o evento acontecerá em 15 de novembro na Arena Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os novos preços dos ingressos somente serão divulgados na próxima quarta-feira (9). Segundo a assessoria do clube, as mudanças ocorreram “por falta de tempo hábil para montar a estrutura do show (camarotes, cobertura do gramado e palco) com segurança”. Até o momento, não foi obtida a liberação do Corpo de Bombeiros para a realização do evento. Por enquanto, está mantida a programação com as apresentações de Claudia Leitte e Skank. “Sem a limitação de horário que teríamos no Couto Pereira podemos estender o espetáculo com novas atrações”, avalia Celso Vieira Junior, diretor da promotora do evento “Cem Dez”. Outro motivo atribuído pelo clube às mudanças do espetáculo é a alteração da data do jogo Coritiba x Corinthians, prevista anteriormente para dia 12 de setembro pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontecerá dia 16 de setembro. Quem já adquiriu o ingresso pode receber o dinheiro de volta ou trocá-lo pelo novo bilhete a partir de 21 de setembro na bilheteria do estádio – duas semanas depois da divulgação dos novos preços”. Pois bem, eu tentei não sacanear os ervilhas, até prometi para a minha mãe, mas se eles não cansam de me dar munição pra chacota o que é que eu posso fazer senão escrever uma coluninha? Pacto desfeito: palavrões de volta assim como retornam os deboches contra os verdes adoradores de Gionédis e seus genéricos! Sacaneio, sim, e o Centenário é o mote perfeito para todas as piadas.A começar pelo fato de o aniversariante não saber ao certo em que data nasceu. Aos que não sabem, volto cem anos no tempo para lhes dizer que o time verde não foi fundado em Outubro de 1909 e, sim, em março daquele ano e com o nome de Coritibano alguma coisa.“Mas, Rafael, se eles se chamavam Coritibano e se foram fundados em março de 1909, por que eles não falam nada sobre isso?”. Explico: os ervilhas, em março de 1909 e sob o nome de Coritibano, foram fazer sua estreia contra o time dos ingleses lá de Ponta Grossa e em Ponta Grossa.
Ocorre que o fiasco inaugural da coxarada foi tão grande, tão estrondoso, mas tão histórico e retumbante, em face da impiedosa goleada imposta pelos ingleses, que eles resolveram voltar, na miúda, e recomeçar tudo com nome novo, inclusive, e nova data de fundação (fizeram como a criançada faz hoje no vídeo-game: começam mal o jogo, apertam o botão de “reset”).
Do episódio emergem duas constatações: (i) a coxarada já nasceu levando fumo, (ii) logo de chofre o fumo veio de Ponta Grossa, sem dó, rasgando geral.Se há 100 anos houve dúvida quanto à data de nascimento do time verde, 100 anos depois a coisa parece não ter mudado. Embora a data oficial de fundação seja 12 de Outubro, marcaram o show do Centenário para 19 de Setembro e remarcaram para 15 de Novembro. Por quê? Não me perguntem! Não há nenhuma lógica nessas datas, coisa de gente biruta, coisa de time sem rumo, nau sem timoneiro, etc., etc., etc.
Como a zona por lá anda grande - e considerando que o aniversário é 12/10, a primeira data do show seria 19/09 e a segunda 15/11 – sugiro que se faça uma média aritmética meio nas coxas (ô trocadilhozinho vagabundo este) e se marque o show do Centenário para 02/11, Finados, pois o aniversariante anda mais morto do que vivo há tempos!

Superada a questão da data, aparece a problemática do local! Amigos, o Couto Pereira, estádio do aniversariante-anfitrião, não pode receber o show por problemas estruturais! O Couto Pereira está caindo e até mesmo um pouco de axé-music pode botar no chão o Estádio Erasmo Carlos – o Tremendão!

Vergonha, senhores! O estádio verde não comporta nem show com Claudia Leitte e Skank que cai! É a Fonte Nova do Alto da Glória e eu rogo a Deus que nada aconteça com os incautos torcedores que ainda teimam em ocupar aquele Coliseu, aquelas ruínas maquiadas pela tinta verde, tinta cada vez mais espessa em razão das pinturas e repinturas das últimas décadas!

Sem poder mandar o show em seus domínios, o time esmeraldino lançou mão da distante e meio fora de esquadro Arena Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Ora, se é para fazer o show na Região Metropolitana de Curitiba, por que privilegiar apenas Pinhais? E Araucária? E Fazenda Rio Grande? Como ficam?

É preciso achar um meio-termo também para se definir o local do espetáculo. Para economizar a cuca dos dirigentes coxas, eu mesmo fiz a operação mental. Somando o Couto Pereira (que é um lixo) com a Arena Expotrade (que é ampla) e dividindo por dois dá como resultado o Aterro Sanitário da Caximba (que é um lixo – por óbvio – e é amplo), localizado - olha que beleza - entre Araucária e Fazenda Rio Grande. Palco perfeito!

Ora, para um Centenário onde o único título foi o de Campeão do Carnaval de Rua de Curitiba ter o Aterro da Caximba como salão de festas, antes de ser lixo, é luxo!

Porém, ao ouvir essa minha tese, meu irmão, que é coxa-branca roxo, protestou:

- E os urubus³ lá da Caximba, Rafael? Você esqueceu que lá está cheio de urubus?

Respondi ao Flávio, com toda a educação que mamãe me deu e que eu só uso quando quero:

- Ora, Flávio, os urubus da Caximba que se danem! Que sejam compreensivos! Além do mais os pobres dos urubus terão de conviver apenas uma noite com vocês, coxas-brancas! Uma noite só desse convívio não haverá de matar os coitados dos urubus da Caximba! Eu mesmo, Flávio, te aguento há 31 anos e ainda estou vivo! Os urubus da Caximba que se danem! É a biodiversidade, é a biodiversidade…

P.S.: ¹Desde a minha primeira coluna publicada em 19/01/2004, e até esta coluna que o amigo aí do outro lado da telinha está lendo, nunca recebi dinheiro, favores, benefícios, presentes, e vantagens de nenhuma espécie, a não ser o carinho dos leitores que hoje são meus amigos! Em nenhum veículo por que passei fui remunerado e lá no CAP4EVER não é e nem será diferente. Escrevo por amor ao Clube Atlético Paranaense. Nunca recebi, não recebo e nem receberei nada em troca deste meu gesto gratuito de amor ao meu Clube Atlético Paranaense, paixão que me arrebata desde 1982;

² A norma culta combina pronomes oblíquos de funções distintas. Dentre as combinações pronominais está “me” + “a” = ma, por isso a construção “Educação eu tenho, foi a senhora que ma deu, mas eu não uso por pura preguiça!” – Rafael Lemos também é cultura, estão pensando o quê? ;

³ Coitadinhos dos urubus!!!