19/09/2009

Estádios particulares terão empréstimo mais caro.

Empréstimo do BNDES para os clubes é quase o dobro que para arenas estataias.
Beira-Rio, Arena da Baixada e Morumbi, os estádios privados da Copa 2014, pagarão praticamente o dobro do que as arenas estatais se quiserem tomar empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para as reformas visando ao Mundial. O jornal “Folha de S.Paulo” divulgou hoje (17/9) que o banco federal enquadrará o pedido dos clubes em uma linha de financiamento similar a que oferece ao setor empresarial.
Nesta semana, o BNDES liberou uma linha de crédito para a construção ou reforma dos estádios estaduais e municipais da Copa com juro de 1,9% ao mês, mais 6% de TJLP (taxa de juros de longo prazo). Já os clubes Internacional, Atlético-PR e São Paulo F.C. terão que pagar TJLP acrescida de 1%, juro de 1,8% ao ano, além de um juro de risco, variável de acordo com o perfil do cliente. Com isso, o valor do empréstimo praticamente dobra em relação ao oferecido às arenas estatais.
Uma segunda diferença de tratamento é o percentual oferecido para a conclusão das obras. O banco cobrirá até 75% das arenas estatais – o valor máximo é de R$ 400 milhões –, enquanto os clubes terão financiamento de, no máximo, 60% do total das obras.